“O Maior Falso Ídolo do Cristianismo Moderno”

A idolatria é uma coisa horrível, perigosa.

Tristemente, cristãos demais carregam essa pesada culpa.

Você pode ver isso pela forma que eles reclamam nas mídias sociais, pela forma que eles comentam sobre as notícias do dia; na linguagem derrotista, alarmista que eles usam para descrever o mundo

Você pode ver isso na forma que eles franzem suas sobrancelhas, levantam as mãos e batem em seus púlpitos.

Isso se mostra nos estereótipos preguiçosos e na retórica religiosa que flui tão facilmente nas conversas nos corredores das igrejas e nos discursos em blogs extremistas.

É como se tudo agora houvesse se tornado uma ameaça iminente: os Muçulmanos, Ateus, Gays, o Presidente, os criminosos, Hollywood, imigrantes ilegais, o governo, corredores de escolas.

O mundo fora da igreja é amplamente pintado como um zona de guerra vil, imoral, com o “Povo de Deus” desarmado, sendo encurralado sem esperança.

Papagueando os participantes desse talk show politizado e repostando as mais novas e terríveis notícias, eles perpetuam a narrativa da iminente destruição, deixando claro em cada oportunidade: O céu inteiro está desabando!

Embora eles repetida e confiantemente proclamem Cristo como Senhor, na realidade eles não mais praticam a fé em um Deus que tem algum real poder, algum real controle e inerente divindade. Eles parecem possuir pouco mais do que a figura de uma deidade que não parece estar apta para cuidar das coisas por muito mais tempo.

[…]

A verdade é: o Medo se tornou o seu falso Deus, alguém que eles adoram com devoção completa e imortal.

Os sintomas da idolatria do Medo são fáceis de se notar… 

Quando você não tem certeza que Deus está lá ou que Ele realmente virá, você começa gastar a maior parte do seu tempo o defendendo in absentia. Você se torna o autoproclamado “Cruzado da Verdade”, cuja missão é fazer o trabalho santo de policiar o mundo (vai que Deus não consiga).

Você passa muito tempo anunciando o mal, prevendo o desastre e predizendo a perdição.

Quando o Medo é seu Deus, você se torna um Mestre em “Gerenciamento Exterior do Pecado”. Você lentamente volta toda sua atenção para as coisas nas outras pessoas que você está certo que realmente indignam a Deus, e seu trabalho sagrado se torna modificar o comportamento deles, em nome de Jesus.

Quando o seu Deus não é grande o suficiente, você tentará fazer nos outros o que você decidiu que Ele deseja, em vez de realmente confiar que Ele pode fazer isso.

Eu realmente sinto pelos cristãos cujo Jesus parece tão essencial para a salvação pessoal, para a vida eterna, e tão inútil para a vida que vivemos agora.

Ele pode salvar almas, mas Ele está aparentemente amedrontado por uma oração Muçulmana no café da manhã, ou pelo voto a favor do casamento gay, ou por nova política de oração da escola.

Será que isso é realmente Deus? isso que é a DIvindade?

Seria esse a respeito de quem o salmista escreveu: “Os céus declaram a glória de Deus, o firmamento proclama a arte de suas mãos.” Salmos 19:1

É esse o Deus que criou o mundo com sua voz, acalmou a tempestade, curou o cego e levantou os mortos?

Oro para que muitos de meus irmãos e irmãs em Cristo parem de adorar o falso ídolo do Medo.

Oro para que eles “recuperem” um Deus que é digno, não só de ser citado e defendido, mas digno de nossa completa confiança.

Oro pelo descanso, alegria e humildade que vem de colocar a fé em algo maior do que nós mesmos.

A cada dia, mesmo com o mistério que cresce na minha jornada, minha segurança cresce também.

Eu sei o quão grande é o meu Deus.

E você?”

– John Pavlovitz, veja o texto original clicando aqui.


O que você pensa sobre isso? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s