Como Deus é? (1/5)

6.

“Efraim está entregue aos ídolos – deixe-o só! […]E eu, eu mesmo, ensinei Efraim a andar; peguei-o em meus braços, mas ele não sabia que eu o curara.” – Oséias 4:17;11:3

Muitos casais escolhem não ter crianças. Não é que eles particularmente não gostem delas – eles só não as querem em suas casas e vidas. Crianças precisam de tempo e dão trabalho.  Você tem que se arriscar e se gastar por elas. Você pode se apegar e acabar com o coração partido.

Deus escolheu ter filhos. Em Oséias, o filho de Deus é chamado de Efraim, e Efraim representa Israel e todos os filhos de Deus. Deus ama Efraim, mas Efraim gradualmente partiu o coração de Deus. Um filho pródigo e teimoso, Efraim gastou os dotes de seu pai, sujando o nome da família e esmagando sua própria alma com uma sujeira que anos não podem apagar.

Ao longo do caminho, Deus deu numerosas advertências parentais. “Não faça isso, filho! Olhe a que ponto você chegou! Você saiu do caminho! Você se enroscou e só eu posso tirar você daí! Venha pra casa, Efraim!”

Mas Efraim não ouve. Às vezes parece que ele não consegue ouvir.

Finalmente Deus deixa Efraim ir. Ele não acerta as coisas, simplesmente se vai. Aqui está uma foto sem idade de um pai profundamente decepcionado, ferido e irritado. Ele disse tudo que havia pra ser dito. Ele tentou tudo que ele podia pensar. Nada funcionou. Agora é a hora de silêncio e restrição. “Efraim se entregou aos ídolos – deixe-o sozinho.”

Como alguém disse uma vez, aqui Deus está “caminhando pelo quarto, mordendo os lábios, com as mãos apertadas atrás das costas.” Deus nos deixa ir, nos deixa bater no fundo, nos deixa ver como é a vida na escuridão. Se nós queremos nos destruir – bem, é isso aí.

E ainda assim, Deus não consegue fazer isso. Ele não consegue nos deixar ir. Não é Ele quem nos levantou e segurou quando nós nos arrastamos pra dentro das dificuldades? Não é Ele quem se curvou para alimentar nossa fome com pedaços de comida tamanho criança? Deus não sentou várias vezes conosco ao longo das vigílias da noite?

Como posso desistir, ó Efraim! Como posso entrega-lo, ó Israel! … Eu não executarei minha ira feroz … Pois Eu sou Deus e não homem” (Os. 11:8-9)

Ó Deus, em Ti está cada graça que nos restaura. Tu és aquele que está disposto a sofrer pra que sejamos curados. Tu és aquele disposto a cair para que nos levantemos. Certamente tu és um Deus de graça excelsa. Por Jesus, nosso Senhor, Amém!  


O que você pensa sobre isso? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s