Como Deus é ? (3/5)

8.

“Então Jacó acordou de seu sono e disse, “Certamente o Senhor está nesse lugar – e eu não sabia!” E ele ficou com medo, e disso, “Que maravilhoso é esse lugar!”. – Genesis 28:16-17

Um pregador americano lembra em um de seus sermões que muito antes das histórias de Abraão, Isaque e Jacó serem escritas, os pais Israelitas contavam-nas a seus filhos.  Eles contavam sobre Abraão e Sara em Gerar – e como ele tentou salvar sua própria pele passando por irmão de sua esposa. Sara nunca se esqueceu. Depois disso, sempre houve um certo olhar diferente em seu rosto, eles diriam. Os pais contavam histórias do velho cego Isaque  e do impetuoso Esau, sempre balançando seus punhos peludos por todos os lados. Então havia as histórias de Jacó. Todo mundo gosta dessas histórias. Que personagem! Que trambiqueiro esperto!

Mas uma histórias particular de Jacó sempre pareceu capturar as pessoas pelo coração. É a história de Jacó em Betel. Nessa história, Jacó acorda de um sonho e sente uma presença. E ele fica com medo, não porque essa presença o ameaça ou machuca, mas porque ela o assombra. Jacó tem a maravilhosa sensação de alguém do além, completamente vivo e ainda inteiramente inumano – alguém completamente outro. Jacó se encontra na presença do indescritível Deus.

É uma grande tragédia que, na era de amigos instantâneos e democracia popular, muitos Cristãos estejam perdendo a noção da santidade de Deus. Nós oramos com o som da televisão no fundo. Nós vamos à igreja e fofocamos e gargalhamos. Nossa noção da presença de Deus se tornou tão fraca que conseguimos falar familiarmente de Deus enquanto nos espreguiçamos e mastigamos um chiclete.

Jacó não pôde adorar o Senhor enquanto não tinha conhecido o temor do Senhor. Ele havia tido uma noite difícil em seu travesseiro de pedra, uma noite cheia de sonhos, sussurros e velhas memórias. Para esse homem volátil e marcado, aquele foi um ponto de virada. Não é que Jacó pôde escalar e segurar a Deus. Não. Ele nunca poderia. O Deus de Jacó estava muito além da escada de Jacó. Ainda assim, através de seu sonho e da escada, o Santo de Israel descia para alcançar um de seus filhos.

Então Jacó acordou de seu sonho e disse, “Certamente o Senhor está nesse lugar – e eu não sabia!” e ele teve medo e disse, “Que lugar maravilhosos!”.

Senhor Deus, Tu és Santo além da nossa imaginaçãoes, e presente além do nosso conhecimento. Mesmo na escuridão Tua luz brilha e mesmo em nossa confusão tua verdade resplandece. Certamente Tu estás conosco mesmo quando não sabemos. Por Jesus, amém.


O que você pensa sobre isso? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s