Como Deus é? (5/5)

10.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.” – 2 Coríntios 13:13

Como Deus é? Deus é paterno e materno, conforme Isaías 42:14 e outras passagens nos dizem. Deus é grande e santo. Deus é como Jesus Cristo, seu Filho. Deus é, finalmente e eternamente, triúno.

Por séculos antes do nascimento de Cristo, o povo de Deus diariamente separavam-se dos seus vizinhos que acreditavam em muitos deuses. Os judeus solenemente se lembravam que o seu Deus não possuía rivais: “Ouça, ó Israel: O Senhor nosso Deus é o único Deus” (Dt 6:4). Mas com Cristo veio uma nova compreensão da unicidade de Deus. Cristãos passaram a acreditar na santa trindade através da revelação divina.

Até hoje, os judeus acreditam que os Cristãos escorregaram para o politeísmo. O novelista judeu Chaim POtok fala por muitos judeus quando diz, “O conceito de Jesus como um homem-Deus é pagão… O Jesus de quem os cristãos falam – o Jesus que é adorado – é o Jesus que os judeus não entendem.”

Aqui está a raíz da doutrina e do problema da trindade. Muitos judeus não compreendem um Jesus que é adorado. Mas alguns judeus entenderam. Foi assim que a fé cristã começou. Seguindo as palavras e atos de Jesus, um pequeno círculo de judeus começaram a ver que essa pessoa deveria ser chamada de Filho de Deus, que Ele era divino, e que Ele deveria ser adorado. Foi Paulo, o judeu – nascido debaixo da lei, circuncidado no oitavo dia, treinado na tradição dos pais judaicos – que chama Jesus Cristo de “a imagem do Deus invisível”. As pessoas que primeiro confessaram Jesus como o Cristo e o Filho de Deus eram filhos e filhas de Abraão e Sara. A salvação vem dos judeus. Nosso Senhor era um judeu.

Então alguns judeus entenderam de fato o homem-Deus. Daí nós passamos a entender que há um só Deus – e um só Senhor Jesus Cristo. Ele também deve ser adorado e reverenciado. E esse Cristo fala de quando enviaria o Espírito da Verdade – outra pessoa divina. Assim, por séculos, os cristãos adoraram, aprenderam, viveram e esperaram no nome do Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Como Deus é? O único Deus é uma trindade de pessoas sagradas e interligadas.

Deus triúno, Teu mistério se estende além de qualquer coisa que possamos sentir ou pensar. Mostra-te mais e mais no mistério da igreja, a qual, embora composta de muitas pessoas, é uma em Jesus Cristo. Amém.


O que você pensa sobre isso? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s