Se Deus é conosco, por que sofremos? (3/5)

13.

“Nós somos filhos de Deus, e se somos filhos, somos herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo – se, de fato, nós sofremos com Ele para que também, com Ele, sejamos glorificados.”

Romanos 8:16-17

As pessoas às vezes sofrem por causa do seu próprio pecado e tolice. Mas talvez ainda mais frequentemente por causa do pecado e tolice dos outros.

De fato, o Novo Testamento diz aos seguidores de Jesus que esperem sofrer nas mãos dos outros “por causa do Evangelho”, ou “por amor de Cristo”. Discípulos não são maiores do que seu Mestre. Qualquer um que diz a verdade ou pratica a misericórdia entre os não-misericordiosos, cedo ou tarde sofrerá oposição. Se agimos da forma correta, podemos sofrer por isso. É, portanto, muito solene pensar em Cristo, nosso exemplo, no contexto de 1 Pedro 2:21, “Para isso vocês foram chamados, porque Cristo também sofreu por vocês, deixando um exemplo, para que vocês sigam seus passos.”

Alguns cristãos têm seguido seus passos com o tipo de força que deixa o resto de nós na poeira. Douglas Nelson nos conta sobre o padre Damien, um missionário aos leprosos da ilha de Molokai.Damien era muito amado pelas pessoas infestadas que eram enviadas para ilha, para seguir seu caminho de morte enquanto a lepra os devorava. Mas em um domingo, um novo mundo os alcançou e os sugou para dentro.

Aconteceu quando, pela primeira vez, Damien abriu seu sermão de domingo com as palavras “Nós leprosos” – porque agora, debaixo de suas roupas, estava um corpo sofrendo com a doença deles. E agora, em suas palavras, aquelas pessoas ouviram a voz de Cristo.

Quão superficiais nós parecemos em comparação!! Nós não queremos sofrer, queremos sucesso. Nós nos identificamos com os vencedores. Na verdade, não gostamos muito dos leprosos e dos perdedores. Para os cristãos, a tentação de se conformar a esse mundo é desesperadamente doce e poderosa.

Ainda assim, diz o apóstolo Paulo, nós somos filhos de Deus se nós sofremos com Cristo. Sem dúvida, pouquíssimo de nós podem chegar até onde o padre Damien chegou. Deus não dá suas missões mais difícies a seus filhos mais frágeis. Mas uma vida sem sofrimento, sem ser envergonhado, sem inconveniências por amor de Cristo não é uma vida cristã. O quê, então, devemos fazer?

Senhor Deus, nós buscamos conforto nas coisas que perecem. Restaura nossa alma, nós oramos, por amor de Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

 


O que você pensa sobre isso? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s