Como Deus age? (2/5)

“No princípio, Deus criou os céus e a terra…” – Gênesis 1:1

“Pois foste Tu quem formaste minhas partes internas; Tu me teceste dentro do ventre de minha mãe.” – Salmos 139:13

Crianças perguntam “por quê?” quase tão frequentemente quanto estudantes de filosofia. Uma criança de quatro anos curiosa pode nos levar a confessar a doutrina da criação com aproximadamente quatro “por quês”:

“Por quê o carro é verde?”

“É a cor que pintaram na loja.”

“Por quê?”

“Porque algumas pessoas pediram carros verdes.”

“Por quê?”

“Porque o verde é a cor favorita deles.”

“Por quê?”

“Porque Deus fez eles assim!”

“Ah…”

É bom poder dizer, “porque Deus fez as coisas assim” em vez de “eu não sei”. Deus agiu na criação, e muitas das nossas perguntas “por quê?” sobre nosso mundo encontram suas respostas em algum lugar dos planos criativos de Deus.

Mas por que Deus escolheu criar alguma coisa, afinal? Por que o Pai, o Filho e o Espírito Santo não simplesmente aproveitaram sua sociedade trinitariana sem assumir a tarefa da criação e o fardo de se preocupar com um mundo externo? E por que Deus achou lugar para os tipos como eu e você?

A criação é fruto do amor de Deus. O Pai, o Filho e o Espírito Santo não precisavam de nada, e ainda assim Eles livremente escolheram criar poderes e pessoas fora de si mesmos. Deus cria por que Ele é um Deus amável, comunitário.

Certas vezes nós nos conscientizamos de forma especial da grandeza da criação de Deus. Na véspera de Natal de 1968, Apollo 8 estava retornando do primeiro vôo da história ao redor da lua. As imagens e descrições da terra, conforme vista dos céus ,poderosamente emocionavam aqueles que as viam e as ouviam. No fim de uma transmissão em particular, o comandante Frank Borman anunciou que ele e outros astronautas tinham uma mensagem para nós. Com a vista estupenda da terra revolvente perante eles, Borman começou a ler os primeiros versos de Gênesis: “No princípio, Deus criou o céus e a terra.” Os outros astronautas continuaram a leitura, e Borman finalmente terminou: “E Deus viu tudo que havia feito, e era bom.”

Deus ainda cria. Por muitas razões maravilhosas, Deus escolheu criar eu e você. E isso significa que desde o princípio, nós pertencemos a Deus.

Tu és o único, ó Deus, que cavou as profundezas dos lagos, construiu a fortaleza dos montes e espalhou a imensidão dos céus. Toda terra está cheia da Tua glória. Amém.


O que você pensa sobre isso? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s