Como Deus age? (3/5)

”E Jesus fez muitos outros sinais na presença dos discípulos, que não estão escritos nesse livro. Mas esses estão escritos pra que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e que, crendo, vocês tenham vida em Seu nome”. – João 20:30-31

Os atos de Deus na criação e na providência são regulares o suficiente para que encontremos padrões neles. Quando descrevemos esses atos com generalizações, chamamos de “leis da natureza”. E leis da natureza são boas coisas para se ter. Elas nos permitem fazer planos, ciência, manter a sanidade. Nós notamos que os planetas se mantém em suas órbitas, balas de canhões e mesmo penas caem em direção ao chão, quando as soltamos. Se você for para um aeroporto e correr pela pista de decolagem, batendo os braços, você não vai decolar. E você não pode esperar que Deus faça uma exceção só porque você está atrasado.

Mas às vezes, Deus, ou um agente dEle, faz algo incomum. Às vezes uma ação não pode ser explicada pelas leis da natureza. Quando Deus faz um ato extraordinário por um propósito extraordinário, nós chamamos isso de milagre.

Milagres estão intimamente conectados a outros atos de Deus. A Bíblia raramente faz distinções claras entre a providência de Deus e a providência “especial”. De fato, como Gregório, O Grande, CS Lewis e outros notaram, muitos dos milagres de Jesus são exemplos pequenos e rápidos do que Deus faz o tempo todo. Em cada colheita, Ele alimenta uma multidão com muitos pães multiplicados de alguns grãos. Cada verão, ao longo de colinas ensolaradas, Deus torna a água em vinho. Jesus faz a mesma coisa, só que rapidamente e em uma escala menor. Ele só faz o que vê Seu Pai fazendo. Isso é, como Lewis diz, o “estilo da família”.

Mas a família de Deus nunca faz milagres só pela diversão de fazê-los. Milagres não são meros passes de mágica. O Filho de Deus não se preocupa em maravilhas pessoas que querem se entreter. Não, milagres são “sinais”. Milagres atestam o poder de Deus e a presença do Filho de Deus. Milagres nos dizem em miniatura e um flash o que é verdadeiro em grande escala. Eles dizem “Deus trabalhando!”.

O que se segue é que milagres são coisas sérias. O objetivo de um milagre é salvar pessoas. Pense no Êxodo. Pense na Ressurreição. Pense no fato de que Jesus fez muitos outros sinais para que nós creiamos e tenhamos vida em Seu nome.

O Senhor, nosso Deus, sabemos que Tu és não só bom, mas também grandioso. Sabemos que Tu podes fazer coisas estranhas e maravilhosas. Que nós não sejamos tão céticos a ponto de não enxergá-las. Mas que nós também não sejamos tão ambiciosos por sinais, de forma que não vejamos as obras firmes e lentas da criação e da providência ao nosso redor. Em nome de Jesus, amém.


O que você pensa sobre isso? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s