Retomando a arte perdida de fazer sentido: O Espantalho

Montar um espantalho é intencionalmente caricaturar o argumento de uma pessoa com o objetivo de atacar essa caricatura em vez de o argumento real. Má representação, citação errada, descontração e super-simplificar a posição de um oponente são todos meios de cometer essa falácia.

O argumento espantalho é comumente muito mais absurdo do que o argumento verdadeiro, tornando-o um alvo fácil a ser atacado, mas irreal. Ele também pode servir de isca para que o oponente defenda o espantalho, que é ridículo, em vez de o argumento real.

Por exemplo, na intenção de defender o criacionismo, alguém pode dizer “Nós não viemos do macaco, essa é uma ideia absurda e mentirosa”. E de fato é. Tanto que nem os evolucionistas defendem isso.

É como um fotógrafo que tira uma foto horrível de um casamento maravilhoso, e depois publica a foto no facebook criticando a beleza do evento.

A questão é que nós não podemos usar de nenhum recurso que falte com a verdade para defender nossas causas. Se você estiver disposto a apresentar um quadro real do que você combate, faça. Se você não puder, não deveria defender algo sem conhecer apropriadamente quem é seu “inimigo”.

Isso automaticamente me faz lembrar das discussões recentes sobre a ordenação das mulheres na igreja adventista. A falácia do espantalho havia se tornado a regra na maioria dos discursos que se ouviam sobre isso. Um orador contrário a ordenação, por exemplo, comentou em um discurso público que os defensores da ordenação feminina estavam contaminados pela agenda feminista e queriam distorcer a Bíblia de acordo com a cultura contemporânea. E então ele apresentava os “únicos” argumentos verdadeiramente Bíblicos. O problema é que a Administração Geral (em nível mundial) havia publicado um documento de mais de 150 páginas com os argumentos de ambas as posições, reconhecendo que ambos os grupos buscavam conhecer a clara diretriz bíblica e que a questão não poderia ser resolvida em termos teológicos.straw-man_500

É sempre mais fácil atacar um espantalho. E o diabo adora fazer isso, principalmente quando ele pode usar você para faltar com a verdade.

Por Cristo, aprenda a fazer sentido.


O que você pensa sobre isso? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s