Explorando Tiago: Tiago 1:9-12

Nesses versos, Tiago continua a encorajar seus leitores. Muitos deles estavam passando por pressões tremendas. Eles estavam achando que sua fé em Jesus estava tornando a vida muito difícil para eles. Como judeus, eles foram detestados por muitos gentios, e como os judeus cristãos, eles foram detestados por muitos de seus companheiros judeus.
Tiago oferece incentivo nestes versos, fazendo uso do que conhecemos como “paradoxo”. Um paradoxo é uma declaração que é verdadeira, mesmo que parece contradizer o senso comum. G. K. Chesterton definiu um paradoxo como “verdade de pé em sua cabeça gritando por atenção”. Em resposta a essa definição, Kent Hughes escreveu: “Em minha mente eu vejo verdades alinhadas como pessoas ridículas sobre as suas cabeças, os pés balançando no ar, chamando: “Ei, olhe para mim! Em cima é embaixo! Embaixo é em cima! Pense nisso.”
Enquanto Tiago pensa sobre seus leitores, percebe que a perseguição que muitos deles estão enfrentando poderia, de fato, ter um efeito de divisão sobre seus companheiros como crentes. Ele procura evitar essa divisão usando os paradoxos do “O benefício de estar em uma posição baixa” e “O perigo de estar em uma posição alta” Ele então adiciona uma palavra sobre isso que podemos chamar de “O mais elevado”.

O benefício de estar em uma posição baixa (v. 9)
Neste verso, Tiago se direciona ao “irmão humilde”.
Quem ele tinha em mente? Não temos dificuldade aqui. Ele estava se direcionando a todos os seus leitores que foram atingidos pela pobreza como resultado da perseguição que eles estavam passando. Kent Hughes escreve sobre isso: “…Porque eles eram economicamente desfavorecidos, eles eram rebaixados aos olhos do mundo e, sem dúvida, na maioria dos casos rebaixados aos seus próprios olhos. Sua pobreza produziu uma humildade mental”. Tiago não queria que as circunstâncias terríveis dessas pessoas fizessem eles pensarem em si como de segunda categoria ou cristãos inferiores. Para evitar que isso acontecesse, ele encorajou-os a ter orgulho na sua posição elevada.
E qual era sua posição elevada? É ali mesmo na palavra “irmão”. Sua pobreza não poderia negar ou anular essa palavra. Não importa quão baixo eles estavam em termos de bens do mundo, eles eram extremamente ricos em termos espirituais. Eles tinham sido arrancados da condenação e ruína do pecado pela obra salvadora de Jesus Cristo e tinham se tornado parte da família de Deus.
Precisamos desta palavra tanto quanto os leitores de Tiago. Hoje é uma época em que muitos cristãos estão se sentindo inferiores por causa de sua fé. Hoje em dia, frequentemente nos falam que somos culpados de crimes de ódio se aderirmos ao ensino da Bíblia. Aqui está um exemplo. A Bíblia nos ensina que só Jesus Cristo é o caminho para o céu. Mas à medida que abraçamos isso e compartilhamos com os outros, encontramo-nos sendo acusados de sermos intolerantes!
Muitos cristãos vêem-se constantemente repudiados no trabalho ou na escola ou, talvez, até mesmo entre amigos e familiares. E, enquanto não pode ser tanto o caso no Ocidente, é certamente verdade que muitos cristãos em outros lugares estão realmente sofrendo de pobreza por causa da perseguição.
Todo cristão que sente a crueldade da vida pode se apoiar na sabedoria acolhedora oferecida por Tiago. Não importa o quanto somos detestados neste mundo, não importa quão inferiores e desprezíveis pareçamos ser, nós realmente desfrutamos do mais elevado de todos os privilégios, isto é, ser parte da família de Deus.
O argumento de Tiago no versículo 9 pode ser afirmado, então, da seguinte forma: A chave para os cristãos que estão em uma posição baixa é ter em mente a sua posição alta em Cristo.
O perigo de estar em uma posição alta (v.10-11)
Nem todos os leitores de Tiago estavam sendo perseguidos. Alguns estavam indo muito bem. Sua propriedade não tinha sido apreendida. Eles não tinham sido privados de fazer negócios e ganhar dinheiro. De alguma forma ou de outra, ou eles tinham conseguido evitar serem notados, ou aqueles que tinham detectado seu cristianismo tinham escolhido ser tolerantes.
A tentação para estes cristãos, que Tiago classifica como “ricos”, foi a de pensar que eles estavam em melhor situação do que os seus irmãos que sofriam, porque eles eram melhores de alguma forma.
Ainda temos a tendência de relacionar a prosperidade com as bênçãos de Deus e a adversidade com desagrado de Deus. Mas Tiago não disse que é assim. Ele queria que os cristãos ricos não se afastassem daqueles que estavam no meio deles que estavam em situação pior do que eles, mas sim para abraçá-los como irmãos e irmãs e tratá-los como iguais.
Se a chave para os cristãos humildes é lembrarem-se de sua posição alta em Cristo, a chave para os cristãos ricos é para lembrarem-se de sua posição baixa como mortais. Em outras palavras, Tiago diz para os cristãos ricos para serem humildes, lembrando que as riquezas desta vida são fugazes e imprevisíveis. A vida neste mundo passa muito rapidamente. É como a grama murchando e da flor desvanecendo. E quando sairmos para a eternidade, não seremos cristãos ricos e cristãos pobres. Vamos todos ser iguais no céu.
Devemos ter cuidado para não interpretar mal o que a Bíblia diz sobre a riqueza. Não é um problema o povo de Deus ser rico. Abraão era rico. Jó era rico. Davi era rico. O problema são os cristãos permitirem que as suas riquezas os tornem orgulhosos, elitistas e arrogantes.
Aqueles cristãos que não são ricos nunca devem invejar ou maltratar aqueles que são. É possível para um cristão na pobreza ser tão esnobe quanto um cristão na prosperidade.
O mais elevado (v. 12)
Ter encorajado cristãos humildes a pensar na sua posição elevada em Cristo e cristãos ricos a pensar em sua posição baixa como meros mortais, Tiago se direciona a um ponto que unifica e emociona os cristãos de todas as épocas da vida. Ele escreve sobre “a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam” (v. 12).
A coroa da vida! O que isso significa? Tiago utilizou, obviamente, algo com o qual todos os seus leitores estavam familiarizados, ou seja, o domínio do esporte. Aqui estão alguns corredores que se preparam para uma corrida. Eles retiram de si tudo o que pesaria e pisam na linha de partida. Cada músculo é esticado e cada nervo pronto enquanto aguardam o sinal. E eles saem! Cada um coloca toda a força e energia para a corrida, esforçando-se para chegar na linha de chegada. O que o vencedor receberá? Ele ou ela é coroado com a coroa de vencedor.
Através desta imagem Tiago estava afirmando que os cristãos estão em uma corrida que vai acabar na glória. Isso é onde a linha de chegada é!
Mas há uma diferença. Todos os cristãos são vencedores quando eles cruzam a linha de chegada. Lá o próprio Senhor Deus vai cumprimentá-los e irá coroar seus esforços com a vida eterna.
E na glória não haverá cristãos ricos e cristãos pobres. Haverá simplesmente crentes em Jesus que estão surpresos e espantados que o Deus da glória foi gentil o suficiente para perdoar seus pecados.
A chave para nós nesta vida é manter os nossos olhos treinados sobre a linha de chegada na glória. Quão fácil é para nós colocar nossos olhos nas coisas erradas! Quão fácil é para nós olhar com desagrado sobre companheiros cristãos, porque eles são mais pobres do que nós, ou porque são mais ricos!
Se mantivermos nossos olhos fixos na eternidade, estas questões menores serão vistas como questões menores. Na glória eterna, o povo de Deus vai experimentar o “mais elevado”. Eles vão estar em uma posição mais alta do que eles poderiam possivelmente estar e nada será capaz de derrubá-los.
Por isso, vamos manter a eternidade em mente até o ponto que nós iremos repetir diariamente a oração de Joseph Bayly: ‘Senhor, ponha a eternidade em meus olhos’
Para aprofundar:
1. Leia Efésios 1:3–14. Que bênçãos elevam o cristão pobre para um status elevado?
2. Leia Salmo 49:16–20. De que forma esta passagem ajuda o cristão rico?
Para pensar e discutir
1. O que os cristãos ricos podem fazer para ajudar seus irmãos e irmãs pobres?
2. O que os cristãos pobres podem fazer para ajudar a si mesmos?


O que você pensa sobre isso? Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s